[views count="1" print="0"]

Romaria do Bom Jesus da Lapa é reconhecida como manifestação da cultura nacional

Facebook
WhatsApp
default

O Santuário do Bom Jesus da Lapa celebrou uma importante conquista para a história da cidade e da região. No dia 08/09, no início do Setenário da Soledade, foi sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 15.197/25, que reconhece oficialmente a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como manifestação da cultura nacional.

A romaria já havia sido declarada patrimônio imaterial da Bahia em 2023, reforçando seu valor cultural, religioso e social para o estado. O projeto de lei que a tornou manifestação da cultura nacional foi de iniciativa do deputado federal Arthur Oliveira Maia, do União Brasil, e contou com o voto favorável, no Senado, da relatora e senadora Augusta Brito (PT-CE), na Comissão de Educação e Cultura. O relatório, apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou o impacto social e econômico da romaria, ressaltando seu papel no turismo, na economia local e na integração de diferentes comunidades.

 

527182964 1088094606838393 4162756921740691125 n

 

Para os Missionários Redentoristas, lapenses e romeiros, a sanção da lei representa o reconhecimento do bem que a Romaria do Bom Jesus da Lapa tem promovido ao longo de seus 334 anos. Segundo o reitor do Santuário, Pe. Roque Silva Alves, o ato valoriza a tradição e ao mesmo tempo convoca para investimentos que garantam a perpetuação da romaria no cenário nacional.

A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa segue sendo um dos principais eventos culturais e religiosos da Bahia, reunindo milhares de romeiros todos os anos e mantendo viva a fé e a história da região oeste do estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress