[views count="1" print="0"]

Romaria de Nossa Senhora da Soledade tem inicio no Santuário do Bom Jesus da Lapa: 1ª noite reflete sobre a profecia de Simeão

Facebook
WhatsApp

O Santuário do Bom Jesus da Lapa iniciou, na noite desta segunda-feira (8), o Setenário preparatório para a Festa da Co-padroeira, Nossa Senhora da Soledade, data que também celebra a Natividade de Maria. A romaria é a segunda maior da Igreja de Pedra e de Luz e fiéis de diversas regiões do Brasil são aguardados ao longo de oito dias.

A celebração da primeira noite, às 19h, foi presidida por dom Rubival Cabral Britto, bispo diocesano, que destacou o Setenário como oportunidade de peregrinação, no contexto do Ano Jubilar Peregrinos da Esperança. Ele refletiu sobre a primeira dor de Maria, narrada no Evangelho de Lucas, com a profecia de Simeão, que anuncia a chegada do Messias (Lc 2,22-40).

“É tempo de rezar, escutar e experimentar a graça infinita de Deus. Hoje contemplamos a figura de Maria e a profecia de Simeão. Não podemos parar apenas na dor, mas perceber que dela brota a esperança e a vida. Assim como pelo parto nasce uma criança, pela dor a espe

Romaria de Nossa Senhora da Soledade tem início no Santuário do Bom Jesus da Lapa
Romaria de Nossa Senhora da Soledade tem início no Santuário do Bom Jesus da Lapa

rança renasce e nos torna resilientes para seguir como Maria, aos pés da cruz, acompanhando a Igreja peregrina pelo mundo”, afirmou o bispo.

A celebração contou com a oferta de flores da Agência Fluvial da Marinha e da Força Aérea Brasileira. O momento também foi marcado pela apresentação do grupo teatral do Santuário, que encenou o quadro vivo do tema do dia durante a proclamação e reflexão da Palavra.

Ao final, dom Rubival convidou os fiéis a acompanharem os próximos dias de oração. “Vamos aprender com Nossa Senhora ao longo desses sete dias e, no dia festivo, 15 de setembro, aqui da Igreja de Pedra e Luz, o Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade esperam por você. Venha rezar conosco e experimentar a graça que o Bom Jesus preparou para você”, disse.

Quadro vivo representa 1ª dor de Nossa Senhora da Soledade
Quadro vivo representa 1ª dor de Nossa Senhora da Soledade

 

As celebrações do Setenário seguem diariamente, às 19h. Na terça-feira (9), padre Devaldo Vieira de Menéz, missionário redentorista da equipe da Província Nossa Senhora da Aparecida, refletirá sobre a segunda dor de Maria, a fuga para o Egito. Na quarta-feira (10), o pregador será padre Adam Mazur, também da equipe de missão, com a reflexão sobre a perda de Jesus no Templo.

Na quinta-feira (11), frei José Luís, do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Salvador, conduzirá a celebração sobre a dor de Maria no caminho do Calvário. A programação segue até domingo (14), com a sexta dor, o sepultamento de Jesus. Nos dois últimos dias, as celebrações contarão com a presença do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marcos Aurélio da Silva.

 

Fiéis participam da 1ª noite do Setenário de Nossa Senhora da Soledade
Fiéis participam da 1ª noite do Setenário de Nossa Senhora da Soledade

A Romaria se encerra na terça-feira (15), festa de Nossa Senhora da Soledade, com Missa solene às 7h, procissão às 17h, da Catedral até o Santuário, e celebração de encerramento às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress