[views count="1" print="0"]

Saiba os detalhes da Quinta noite de Setenário de Nossa Senhora da Soledade 2024 em Bom Jesus da Lapa

Facebook
WhatsApp
quinta noite do setenário

Na quinta noite do Setenário de Nossa Senhora da Soledade 2024, celebrada na Esplanada do Santuário de Bom Jesus da Lapa, refletiu sobre a quinta dor vivenciada por Maria – sua presença ao pé da cruz durante a crucificação de seu filho, Jesus.

 

A pregação da noite, contou com o Reitor da Basílica de São Geraldo, de Curvelo–MG, padre Vinícius Geraldo Ponciano, CSsR. As celebrações estão sendo transmitidas pela TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM, até o dia 15 de setembro, data oficial da Festa de Nossa Mãe da Soledade.

 

Momento de fé e devoção sobre a força e o amor da Virgem Maria ao pé da cruz na quinta noite do Setenário

No ato inicial da quinta noite do Setenário da Mãe da Soledade, o comentarista, PE. Thiago Pedro, reiterou sobre o tema: “Esta quinta espada de dor, transpassou o coração da Virgem Maria, quando ela viu seu amado filho, pregado no madeiro da cruz. Mesmo com o coração dilacerado, ela permaneceu firme e solidária ao pé da cruz”

quinta noite do setenário

 

Este foi um momento do setenário para reflexão dos presentes e telespectadores, sobre o sofrimento e a coragem demonstrados por Nossa Senhora, diante do sacrifício redentor de Cristo.

 

Após a procissão de entrada, o oferecimento das flores à Nossa Senhora da Soledade, neste quinto dia, foram ofertadas pela delegação da Escola Edivaldo Boaventura Modelo.

quinta noite do setenário

 

As leituras bíblicas e contemplações, centraram-se no exemplo de amor incondicional dado por Maria ao permanecer fielmente ao lado de seu filho durante o calvário.

 

Em continuação do quinto dia do Setenário solene, o grupo de teatro do Santuário de Bom Jesus da Lapa, representou um quadro vivo, simulando Jesus pregado na cruz, enquanto Maria, sua mãe, ajoelhou-se ao pé da cruz, lamentando sua morte.

A homilia refletiu sobre o martírio de Nossa Senhora da Soledade pela 5ª dor que transpassou seu coração

Em sua pregação, o PE. Vínicius Geraldo, afirmou o martírio da Mãe Virgem Maria, junto ao grande sofrimento de Jesus Cristo, seu filho.

 

“Esta quinta dor, que hoje nós estamos meditando, por ocasião deste Setenário que nós estamos rezando, fala-nos a respeito de uma nova espécie de martírio. Jesus, no alto do madeiro infame da cruz, teve seu corpo martirizado. Junto a cruz, igualmente teve Maria seu coração martirizado.

 

Podemos afirmar, com certeza, que toda a dor que Jesus sentiu no infame do madeiro da cruz, Maria igualmente a sentiu no seu coração. Os cravos, não agudos, obtusos, que rasgaram a pele de Jesus, igualmente rasgaram o coração de Maria.

 

Especialistas na espiritualidade, afirmam que no calvário, no altar da cruz, não aconteceu somente um sacrifício, mas aconteceram dois sacrifícios. O sacrifício do filho na cruz, e o sacrifício do coração de Maria, que estava junto a cruz.

 

Portanto, nós podemos dizer, que Maria, na sua condição de mãe amorosa, Maria, na sua condição de Mãe da Soledade, não estava junto a cruz, mas estava na cruz junto com Jesus. Maria foi sacrificada com Jesus.” Afirmou.

quinta noite do setenário

 

Estas celebrações do Setenário de Nossa Senhora, é um tempo sagrado para reflexão e renovação espiritual, que tem consolidado cada vez mais o vínculo entre os fiéis e a figura materna exemplar representada pela Virgem Santa.

A continuidade desta Romaria 2024, segue nesta sexta-feira (13), com a sexta dor de Nossa Senhora – Maria recebe em seus braços seu filho morto. A pregação ficará por conta do Padre Américo de Oliveira, CSsR, Vigário Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida e Superior da Comunidade São José, em Belo Horizonte–MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

plugins premium WordPress