A quarta noite do Setenário de Nossa Senhora da Soledade foi celebrada nesta quinta-feira (11) na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa. A celebração foi presidida por dom Rubival Cabral Britto, bispo diocesano, e contou com a pregação do frei José Luiz, OFMCap, reitor do Santuário da Piedade, em Salvador. Esta é a primeira vez que o religioso participa da romaria em Bom Jesus da Lapa.
Em sua reflexão, frei José Luiz destacou o olhar das mães que compartilham do sofrimento dos filhos, fazendo uma relação com a devoção a Nossa Senhora da Soledade.
“Podemos e devemos olhar para cada mãe, que vê os seus filhos se distanciando da família e sofre, porque a mãe acompanha o seu filho desde o ventre até o último momento. Não foi diferente com Maria. A mãe de Deus e Nossa Mãe acolhe a dor do Filho e, no silêncio do seu coração, transforma esse sofrimento em fé, esperança e amor”, afirmou.
Durante a celebração, a oferta das flores foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Bom Jesus da Lapa. Além disso, o grupo teatral do Santuário apresentou uma encenação com quadro vivo no momento da proclamação e reflexão da Palavra.
Ao longo do dia, centenas de fiéis passaram pelo Santuário para pagar promessas, visitar as grutas e fazer orações diante do altar de Nossa Senhora da Soledade.
A programação da romaria segue até segunda-feira (15), com Missa festiva às 7h da manhã e procissão de encerramento da Catedral para o Santuário, pelo segundo ano consecutivo.