[views count="1" print="0"]

Confira nota de esclarecimento sobre medidas de segurança no Santuário do Bom Jesus da Lapa

Facebook
WhatsApp
nota de esclarecimento

Na manhã desta quinta-feira (12), o reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, padre Roque Silva, em nome da administração,  divulgou uma nota de esclarecimento a respeito das recentes mudanças na rotina de visitação do espaço sagrado. Confira a íntegra:

Desde o dia 29 de julho de 2024, após audiência com o Ministério Público Estadual – Promotoria de Bom Jesus da Lapa, algumas medidas foram adotadas para atender às determinações em relação à segurança em alguns espaços que fazem parte do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Assim, desde esta data, a subida ao morro está limitada a quantidade de 20 pessoas por vez, com intervalo de 20 minutos entre um grupo e outro. A Associação dos Guias de Turismo está acompanhando os romeiros e visitantes na subida, para fins de orientações e suporte no percurso, sem cobrar nenhum valor estipulado. A contribuição  solicitada pelos guias, no final da visita, é espontânea e é uma forma de colaborar com o trabalho desempenhado pela Associação.

No alto do Cruzeiro, o Santuário mantém um serviço de segurança e resgate emergencial. A administração do Santuário não está cobrando taxas ou impedindo a subida do morro, mas apenas cumprindo o acordo com o Ministério Público. Vale lembrar que para fazer a visita, é essencial que as pessoas estejam atentas às próprias condições de saúde e à ingestão correta de medicamentos, caso façam uso contínuo. Além disso, é preciso utilizar roupas e calçados adequados para a subida e água para se hidratar. Já no Espaço Santuário Cultural, há um Cruzeiro disponível para visitação a qualquer momento, sem necessidade de formação de filas.

Com relação ao interior das Grutas, nos horários das celebrações na Gruta de Nossa Senhora da Soledade, quando a capacidade estiver completa, os vigilantes estão orientados a  solicitar que seja aguardado o término da celebração para que as visitas sejam liberadas. O Santuário reforça que fora dos horários de celebração, todas as grutas estão liberadas para visitas.

Que o Bom Jesus e a Mãe da Soledade abençoem a nossa romaria.

Padre Roque Silva Alves, CSsR

Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa e Administração do Santuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dois =

plugins premium WordPress