Grutas e espaços para visitar em Bom Jesus da Lapa

Santuário Natural, conhecido como a Igreja de Pedra e de Luz.

Além de visitar a Gruta do Bom Jesus da Lapa e as demais grutas e espaços internos do Santuário, que atraem peregrinos há mais de três séculos, quem visitar Bom Jesus da Lapa durante a Romaria do Bom Jesus 2024, poderá conhecer outros espaços que pertencem à Igreja de Pedra e de Luz.

Grutas no interior do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Logo na entrada do Santuário, à esquerda da porta central, está a pequena Gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Ela possui uma imagem que é fac-símile (idêntica) à original, doada pelo Santuário Nacional de Aparecida.

À direita da entrada, está a capela do Santíssimo Sacramento. Lugar de reverência e adoração, a Gruta possui um sacrário em formato diferenciado e oferece aos romeiros e visitantes a possibilidade de adorar e agradecer ao Bom Jesus. Além disso, também comporta um nicho com a imagem do Divino Pai Eterno e outro com a imagem de Nossa Senhora Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Após a Gruta do Bom Jesus, a maior gruta interna abriga a Imagem da Co-padroeira, Nossa Senhora da Soledade. E atrás do presbitério, estão a Sala das Promessas, Altar de Santo Antônio, Gruta de São Geraldo e Gruta de Santa Luzia.

Além das pequenas grutas, o espaço interno do Santuário é rico em imagens e ícones de fé que lembram a devoção aos santos e aos diversos títulos de Nossa Senhora. Vale a pena contemplar cada detalhe.

Grutas que abrigam memórias

Gruta de Sao Geraldo e sala das promessas guardam ex votos

A Sala das Promessas e a Gruta de São Geraldo, abrigam memórias de gratidão dos romeiros. E a Gruta da Soledade abriga os restos mortais do Monsenhor Turíbio Vilanova, importante capelão que viveu e trabalhou pelo crescimento das romarias e da fé. Já dentro da Gruta do Bom Jesus estão três espaços que atraem curiosidade. A Cova da Serpente, que lembra uma lenda passada por diversas gerações, de que havia uma serpente no morro da Gruta, derrotada pela oração do Rosário. A cova do Monge: Local onde foi enterrado o fundador do Santuário, padre Francisco da Soledade. E ao lado dela, a Cova da Onça, fruta das histórias populares que afirmavam que o padre teria tido uma onça de estimação.

Grutas da Esplanada

Na esplanada do Santuário estão algumas pequenas grutas. À direita da Central de Informações e Campanha dos Romeiros, além do acesso a uma das subidas ao morro, é possível visitar as Grutas da Imaculada Conceição, Santa Dulce dos Pobres, Santa Rita de Cássia, entre outros espaços de fé e oração.

AEREA FESTA BOM JESUS 2023 1 1

Torre do Santuário

Construída com pedras lavradas do morro do Santuário, a torre possui inspiração nos castelos espanhóis e foi idealizada por Monsenhor Turíbio Vilanova, religioso espanhol que administrou o espaço até os anos 50. A construção chama a atenção dos visitantes e foi realizada entre os anos 1940 e 1950, medindo 40 metros de altura e 6 de diâmetro.

A torre abriga três sinos, fabricados com moedas doadas em 1988, por pessoas libertadas da escravidão, e outras doações ao longo dos séculos. Já o relógio, foi fabricado também nos anos 50, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Grutas externas ao Santuário do Bom Jesus da Lapa

Gruta da Ressurreição

A Gruta da Ressurreição fica localizada a poucos metros do Santuário do Bom Jesus da Lapa, à direita de quem sai da Gruta do Bom Jesus, na Avenida Monsenhor Turíbio Vilanova. Com um espaço amplo e ao ar livre, o local oferece uma beleza de encher os olhos de romeiros e visitantes. No altar que tem como teto lindas estalactites e estalagmites, estão dispostas a imagem de Santa Maria Madalena e a estátua do Cristo Ressuscitado com uma pedra na mão. Já os bancos de pedra dispostos na Gruta, foram confeccionados entre 1960 e 1965.

grutas em bom jesus da lapa gruta da ressurreicaoGruta relembra a ressurreição do Bom Jesus.

Gruta de Belém

Quem caminha pela Avenida Monsenhor Turíbio Vilanova, passando pela Gruta da Ressurreição e à beira do morro, consegue acessar a Gruta de Belém, localizada na Avenida Manoel Novaes.

Gruta de belem scaled

A Gruta foi aberta há mais de 50 anos e possui uma beleza única, com elementos que lembram o nascimento do Bom Jesus. Ela pode ser visitada ao longo do dia e oferece uma experiência de meditação e contemplação aos visitantes.

Grutas do Espaço Santuário Cultural

Gruta da Água, de São Francisco e de Nossa Senhora das Graças

espaco cultural vista aerea

O Espaço Santuário Cultural foi reinaugurado pela administração do Santuário do Bom Jesus da Lapa, no dia 13 de julho de 2024. Ele fica na na TV Dr. Manoel Novaes, 1279, e além de ser um local de descanso e contemplação da natureza, equipado com quiosques, assentos e vista para o morro, abriga a entrada de algumas grutas.

A Gruta mais antiga e mais visitada é a Gruta da Água de Milagres, que também é conhecida por dois outros nomes. Cada nome possui significados ligados ao local que é subterrâneo e possui cerca de 100 metros de comprimento. Da Água de Milagres, porque dentro dela brota uma água considerada milagrosa pelos romeiros, que chegam a levar garrafas para recolher o líquido e levar para casa. Já o nome Mártires, deriva da semelhança do espaço com as antigas catacumbas romanas onde mártires da Igreja foram enterrados. E por ter uma imagem de São Judas Tadeu no local, o santo das causas impossíveis, ela também é chamada de Gruta de São Judas Tadeu.

Já a Gruta de São Francisco de Assis foi revitalizada em 2024 e é um local onde é possível fazer orações, além de fazer registros fotográficos da beleza do espaço.

A Gruta de Nossa Senhora das Graças foi inaugurada no dia 13 de julho e possui uma linda imagem do Título Mariano, além de ser um pequeno espaço com características naturais, de beleza encantadora.