A partir desta terça-feira (28), o Morro do Santuário do Bom Jesus da Lapa recebe profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de um manejo geológico. A iniciativa integra o plano de segurança do Santuário e tem como objetivo garantir a preservação do patrimônio natural e a segurança de romeiros, lapenses e visitantes.
Durante o período de pesquisa, o acesso ao Morro e às grutas permanecerá aberto, porém com possíveis ajustes nos trajetos, orientados pelos guias de turismo. Algumas áreas poderão ser temporariamente isoladas para a execução dos trabalhos. Sons provenientes da rocha podem ser percebidos pelos visitantes, resultado normal das atividades de estudo.
Segundo a coordenação do Santuário, a ação é preventiva e planejada para minimizar qualquer risco aos frequentadores do local. “Estamos comprometidos com a segurança de todos e com a preservação do patrimônio natural do Morro”, afirmam os responsáveis.
A comunidade e os visitantes são informados para que sigam as orientações dos guias e vigilantes do Santuário, respeitando as áreas isoladas durante o período de trabalho.
