[views count="1" print="0"]

Quarta noite da Novena do Bom Jesus da Lapa reflete sobre esperança e ecologia integral

Facebook
WhatsApp
Esperança e ecologia e integral

A Esperança e a ecologia integral  foi o subtema da celebração da quarta noite da Novena Preparatória para a Festa do Bom Jesus, nesta quarta-feira (31) no Santuário do Bom Jesus da Lapa. O pregador da noite foi Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que visitou o Santuário pela primeira vez e conduziu a reflexão.

Em sua fala, Dom Edmar destacou que “a ecologia não é apenas o cuidado com o meio ambiente, mas também com o ser humano, porque todo o planeta está interconectado e é a nossa casa comum”. Ele recordou a mensagem do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’: “Cuidar do ambiente significa cuidar do ser humano e garantir qualidade de vida para nós e para as futuras gerações”. O bispo reforçou ainda que “precisamos mudar nosso estilo de vida e nosso modo de tratar o planeta, porque cuidar dele é cuidar de nós mesmos”.

 

Dom Edmar José - bispo auxiliar de Belo Horizonte-MG
Dom Edmar José – bispo auxiliar de Belo Horizonte-MG/ Foto: Uelder Negrão

Entronização da imagem do Bom Jesus

Em um dos momentos mais marcantes da Novena, a imagem do Bom Jesus foi entronizada pelos membros da Associação dos Hotéis e Pousadas de Bom Jesus da Lapa, convidados da noite para a celebração.

Movimentação de romeiros

Entre os peregrinos, estava Maria da Glória, de São Paulo (SP), que há 16 anos vem ao Santuário para agradecer. “A primeira vez que eu vim, em 2009. Eu deixei minha nora grávida e, no dia do Bom Jesus, o meu primeiro neto nasceu. Todos os anos eu venho para agradecer ao Bom Jesus pela vida dele e dos outros netos da família. Ele é toda a esperança. É a minha esperança de tudo de novo, tudo de bom. Ele é o amor, o grande amor que rege a vida da gente. O Bom Jesus nos pede que amemos a Deus e amemos os nossos irmãos em todos os âmbitos. Essa é a minha vida e da minha família: amar e ajudar”, contou a romeira.

Estrutura de acolhimento

Para receber os peregrinos, o Santuário instalou corrimãos e degraus no Morro do Cruzeiro, além de sinalização interna. O fluxo de visitantes é monitorado pelas equipes de apoio, e a segurança e saúde contam com o suporte do Samu, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Polícia Militar, ambulatório do Santuário e secretarias municipais. As zonas de embarque e desembarque de ônibus estão organizadas pela Guarda Municipal.

Próximas celebrações

A Novena segue até 5 de agosto. No dia 6, a Festa do Bom Jesus será celebrada com Missa Solene às 7h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto. Ele também presidirá a quinta noite da Novena, nesta sexta-feira (1),  que contará com a presença das pastorais e paróquias de Bom Jesus da Lapa. O subtema será “Santuários, Paróquias e Comunidades: Lugares de Esperança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress