[views count="1" print="0"]

3º dia da novena do Bom Jesus da Lapa destaca a missão da Igreja de irradiar esperança

O Jubileu de 2025, proclamado pelo Papa Francisco como Ano da Redenção, é um convite para um encontro transformador com Cristo. “Quando encontramos Jesus de verdade, nossa vida muda. Ele é a nossa esperança, a esperança que não decepciona”, disse o arcebispo de Vitória da Conquista-Ba, Presidente da 3ª noite de novena.

Facebook
WhatsApp
3º dia da Novena do Bom Jesus da Lapa

 Celebração teve entronização da imagem do Bom Jesus conduzida pela Câmara de Vereadores e reuniu milhares de romeiros na esplanada.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa realizou nesta quarta-feira (30)o 3º dia da novena em preparação para a festa dos 334 anos. A esplanada ficou lotada de romeiros e moradores da cidade que cantaram mais uma vez o hino oficial composto para as romarias 2025, que aborda o tema geral: Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Vitor Agnaldo de Menezes, e teve como subtema “A Igreja da Esperança”. Logo no início da novena, a imagem do Bom Jesus foi entronizada no altar pela Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, conduzida pelo presidente da Casa, Gedson Nascimento. 

Arcebispo fala sobre encontro pessoal com Cristo

Em sua reflexão, dom Vítor destacou a importância de cada cristão responder de forma pessoal à pergunta de Jesus aos apóstolos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.

Segundo ele, o Jubileu de 2025, proclamado pelo Papa Francisco como Ano da Redenção, é um convite para um encontro transformador com Cristo. “Quando encontramos Jesus de verdade, nossa vida muda. Ele é a nossa esperança, a esperança que não decepciona”, disse o arcebispo.

 

3º dia da novena do Bom Jesus foi presidido por Dom Vitor Agnaldo de Menezes
3º dia da novena do Bom Jesus foi presidido por Dom Vitor Agnaldo de Menezes

Dom Vitor também lembrou que a Igreja tem a missão de irradiar esperança em meio aos desafios sociais, políticos e econômicos. “Precisamos ser semeadores de esperança, comprometidos com a construção de um mundo mais justo e solidário”, afirmou.

Assista à celebração completa da terceira noite da novena: https://www.youtube.com/watch?v=Cu6Q079pbWA

Romeiros agradecem graças alcançadas

Durante o dia, romeiros compartilharam testemunhos de fé e agradecimentos ao Bom Jesus.

Um dos relatos é de Patrícia e Francisco, que viajaram de Gama (DF) com os filhos Emanueli e Thiago para agradecer pela recuperação da saúde de Francisco.

“Ele teve uma doença renal e o médico disse que não teria cura, nem tempo de chegar à hemodiálise. Eu me ajoelhei em casa, no Terço da Misericórdia, e pedi ao Bom Jesus por um tratamento que fizesse efeito. Graças a Deus e ao nosso Bom Jesus, a função renal dele aumentou: era 17%, agora está em 40%. Vamos voltar mais vezes, todo ano, se Deus nos der saúde”, contou Patrícia.

 

Romeiros testemunham graças do Bom Jesus da Lapa
Romeiros testemunham graças do Bom Jesus da Lapa

Programação segue até 6 de agosto

A novena continua até 5 de agosto, sempre às 19h, na esplanada do Santuário. No dia 6 de agosto, será celebrada a Festa do Bom Jesus.

31/07 (quinta-feira) – 4ª noite
Pregador: Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Tema: A Esperança e a Ecologia Integral

01/08 (sexta-feira) – 5ª noite
Pregador: Dom Rubival Cabral Britto, bispo de Bom Jesus da Lapa (BA)
Tema: Santuários, Paróquias e Comunidades Lugares de Esperança

02/08 (sábado) – 6ª noite
Pregador: Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO)
Tema: Famílias: Escolas de Esperança

03/08 (domingo) – 7ª noite
Pregador: Dom Jailton de Oliveira Lino, bispo de Itabuna (BA)
Tema: Os Caminhos e Sinais de Esperança

04/08 (segunda-feira) – 8ª noite
Pregador: Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros (MG)
Tema: A Esperança não Decepciona

05/08 (terça-feira) – 9ª noite
Pregador: Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Amargosa (BA)
Tema: Romeiros e Peregrinos Missionários da Esperança

06/08 (quarta-feira) – Festa do Bom Jesus
Missa solene às 7h, presidida por Dom Rubival Cabral Britto, bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). E às 9h, translado da Imagem até a Catedral,  seguida de procissão pelas ruas da cidade, às 17h, e celebração na Esplanada do Santuário, marcando o encerramento da novena e os 334 anos do Santuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress