A 3ª noite do Tríduo em preparação para a festa de Nossa Senhora Aparecida, nesta sexta-feira (11), no Santuário do Bom Jesus da Lapa, foi marcada por momentos de louvor, reflexão e expressões da fé mariana. A celebração, presidida pelo padre Anderson Trevenzolli, Missionário Redentorista, trouxe o tema: “Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos missionários da copiosa redenção”.
Durante a celebração, o sacerdote convidou os fiéis a refletirem sobre a missão de Jesus, conforme o evangelho de São Lucas (Lc 4,14-21), no qual Ele anuncia a boa nova aos pobres, libertando os cativos e devolvendo a visão aos cegos. O chamado do Bom Jesus para ser luz e missionários da redenção, marcaram a pregação.
3ª noite de Tríduo recorda a cura da menina cega
A reflexão foi acompanhada pela encenação do milagre da cura da menina cega, realizada pelo grupo teatral do Santuário. O milagre é um dos principais reconhecidos pelo Vaticano atribuídos à Virgem. Segundo a história, em 1874, Gertrudes Vaz e sua filha, que havia nascido cega, partiram de Jaboticabal rumo à Aparecida com o objetivo de visitar a Santa Milagrosa. Mesmo sabendo que a jornada seria longa e sem promessas de enxergar algo, a menina insistiu em ir, desejando apenas tocar na imagem da Santa.
Durante a viagem, a criança fixou o olhar à frente e, de repente, exclamou: “Veja, mamãe, a capela da Santa!”. Surpresa e emocionada, Dona Gertrudes perguntou à filha se ela estava enxergando, e a menina confirmou que sim, explicando que uma luz havia iluminado sua visão.
A programação da romaria continua neste sábado (12), com a missa solene às 7h da manhã, presidida por Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa.
O encerramento contará com a procissão às 18h, seguida de celebração conduzida pelo padre Cristóvão Przychocki, Missionário Redentorista, às 19h. As principais celebrações do dia serão transmitidas pela TV e Rádio Bom Jesus, permitindo que fiéis de longe possam se unir em oração, para manifestar a devoção à Mãe Aparecida, a Rainha e Padroeira do Brasil.