A terceira noite do Setenário em preparação à Festa de Nossa Senhora da Soledade, realizada nesta quarta-feira (10), reuniu romeiros e lapenses na esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa para celebrar a fé e meditar sobre a Terceira Dor de Maria: a perda de Jesus no Templo – a esperança do reencontro.
A celebração foi presidida por dom Rubival Cabral Britto, bispo diocesano, e teve como pregador o missionário redentorista padre Adam Mazur, CSsR, que conduziu a reflexão destacando o sofrimento das famílias obrigadas a deixar suas casas e, ao mesmo tempo, a força que nasce da confiança em Deus.
Durante a reflexão, padre Adam lembrou que a experiência de Maria e José, ao protegerem o Menino Jesus, se repete em tantas famílias que, em meio às dificuldades, sonham com a paz e buscam refazer a vida com dignidade. “É na dor e no recomeço que renasce a esperança”, ressaltou o missionário.
Ele também relatou uma das experiências vividas como membro da equipe missionária da Província Nossa Senhora Aparecida, ao visitar um presídio. Ao falar do sofrimento vivido por diversas mães, lembrou que, em Maria, elas encontram consolo.
“O que me marcou foi uma celebração num presídio do estado vizinho do Nordeste. Pegamos as missões, fui chamado para celebrar a Santa Missa e confessar num presídio. Foi exatamente o dia da visita dos familiares. Chegando lá, conversei com os guardas e um deles mostrou uma senhora que fala, esta senhora é a mãe de um assassino, matou quatro pessoas. Além de narcotráfico e assim por diante. Eu me aproximei dessa senhora e comecei a conversar com ela. E ela falou, padre, aquilo que falei antes, padre, eu fiz tudo para educar meu filho, mas entrou, infelizmente, em uma companhia errada e perdeu a vida. Mas ele é meu filho, mas ele é meu filho, não posso abandoná-lo. Eu quero encontrá-lo recuperado, transformado”, relatou.
Nesta noite, a oferta das flores contou com a participação de representantes da Defensoria Pública e da Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa, que se uniram aos fiéis na expressão de fé e devoção.
O Setenário segue até a próxima segunda-feira (15), quando será celebrada a Festa de Nossa Senhora da Soledade, com Missa Solene às 7h e Procissão Solene às 17h, seguida da celebração de encerramento no Santuário, com o tema: “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”.