Com o tema: Peregrinos da esperança, 40 anos a serviço da vida, romeiros e membros de diversas dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, se reuniram no último sábado (16), para a 23ª Romaria da Pastoral da Criança, realizada no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Este ano, a celebração ganhou um caráter especial por ocorrer durante o Ano Jubilar, tornando-se uma romaria jubilar, marcada pela fé e pela esperança.
Durante a Missa de abertura, às 6h45, o bispo da Diocese de Amargosa-BA, Dom Juraci Gomes, destacou a importância da pastoral, que completa 42 anos de fundação e lembrou também os 40 anos no Estado da Bahia. Na homilia, ressaltou a missão da pastoral de cuidar das crianças menos privilegiadas e a necessidade de estender a presença e a solidariedade às famílias que mais precisam.
“Somos peregrinos de esperança. É tempo de bênção, de graça e do amor misericordioso de Deus sendo derramado sobre todos os lares onde há crianças que necessitam da nossa presença”, disse o bispo, lembrando que o Santuário, conhecido como Santuário da Pedra, é símbolo de firmeza e luz. “Ele é o nosso sustento e nossa luz, para que possamos levar luz àqueles que necessitam”, completou.
A celebração reforçou a missão da Pastoral da Criança de servir a vida e proteger os filhos de Deus, levando o evangelho do Bom Jesus às comunidades.
O evento reuniu centenas de romeiros, que participaram da missa, momentos de oração e espiritualidade, além de uma caminhada em direção ao Santuário, exposição sobre as diversas atividades realizadas ao longo de décadas pelas comunidades e atividade cultural como encerramento, consolidando a importância da Pastoral da Criança como instrumento de cuidado, fé e esperança para as crianças e suas famílias.